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Política de privacidade

Nós, do Banco Prisma, estamos comprometidos em resguardar sua privacidade e proteger seus dados pessoais. Queremos explicar para você um pouco mais de como tratamos seus dados pessoais.

A quem se aplica esta política?

Os termos desta política se referem aos Dados Pessoais de clientes do Banco Prisma.

Por que o Banco Prisma trata meus dados pessoais?

O Banco Prisma está comprometido em oferecer sempre os melhores serviços, acreditando no poder de escolha do usuário. Quando falamos em proteção de dados pessoais, isso envolve não só o respeito e comprometimento com a segurança de seus dados e respeito à sua privacidade, mas também um compromisso nosso de você estar no controle de seus dados pessoais.

Coletamos as suas informações pessoais principalmente para prestar os serviços que você contratou, como, por exemplo, serviços bancários. Para isso, coletamos as informações pessoais que você compartilha ao se cadastrar nas nossas plataformas, realizar movimentações financeiras e entrar em contato ou interagir conosco por meio dos nossos produtos ou canais de contato.

Esses são só alguns exemplos que mostram como nossas atividades precisam utilizar dados pessoais, de forma legítima e dentro de suas expectativas. Levamos a sério a proteção dos seus dados, e esta política descreve como estes são coletados, usados, compartilhados e armazenados. Se após a leitura desta Política você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco. Para melhor entendimento dos termos utilizados nesta política, leia o item 9 – “Conceitos Básicos”.
Canal de contato
Encarregado: Luiz Mazzo
E-mail: contato@bancoprisma.com.br
 

1. Como o Banco Prisma coleta seus dados pessoais e que tipos de dados são coletados?

Os tipos de Dados Pessoais e a forma como o Banco Prisma os coleta dependem de como você se relaciona com a gente e por quê. Por exemplo, os Dados Pessoais coletados serão diferentes caso você deseje realizar investimentos no mercado financeiro, contratar um seguro ou abrir uma conta corrente.

 

Uma vez que tais dados são necessários para a prestação dos serviços e oferta de produtos contratados, o Banco Prisma define a maneira adequada para recolhimento, utilização, retenção e processamento dos dados, respeitadas as diretrizes estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD-BR), General Data Protection Regulation (GDPR-EU) e pelas autoridades competentes (Autoridade Nacional de Proteção de Dados, ANPD, e European Data Protection Board, EDPB).

Para saber mais sobre quais são esses dados e suas respectivas finalidades, consulte nossa Tabela de Dados Pessoais abaixo disponibilizada, na qual é possível identificar, de acordo com a sua realidade, como seus dados são tratados por nós.

 

Caso tenha dúvidas sobre esse ponto fique à vontade para entrar em contato conosco através dos canais informados nesta Política, e poderemos te explicar mais sobre como, quando e por que usamos Dados Pessoais.

Origem

Navegação na Plataforma

Tipo de Dados Coletados:

Dados de navegação: dados coletados por meio de cookies ou device IDs, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica, tipo de navegador, duração da visita e páginas visitadas.

Dados sobre o dispositivo de acesso: modelo, fabricante, sistema operacional, identificador único, operadora de telefonia, resolução da tela, tipo de navegador e velocidade da conexão.

Finalidade:

- Registro de acesso: temos o dever legal de armazenar algumas de suas informações (como o seu IP, data e hora de acesso) para eventualmente fornecê-las a autoridades judiciais.

- Cookies: ativar funcionalidades essenciais, como software antivírus, apresentação do conteúdo na tela, gerar informações estatísticas para o aperfeiçoamento da Plataforma e oferecer publicidade personalizada. Para mais informações, conferir o item 2 desta Política.

Formulários

Tipo de dados coletados:

- Dados cadastrais: nome, e-mail, telefone, gênero, endereço residencial.
- Dados de perfil: interesses, hobbies, hábitos de consumo.
 

Finalidade:

- Fale Conosco: solicitamos alguns dos seus dados cadastrais (como nome e e-mail ou telefone) para que você entre em contato com o nosso suporte.

- Newsletter e envio de comunicações: utilizamos dados cadastrais para o envio de conteúdo informativo ou publicidade sobre os Serviços e Produtos que oferecemos e podem interessar você. Podemos nos basear em dados de perfil para direcionar a você uma publicidade personalizada de acordo com seus interesses.

Uso da Plataforma

Tipo de dados coletados:

Dados cadastrais: nome, e-mail, telefone, gênero, endereço residencial ou geolocalização, CPF, documento de identificação, data de nascimento.
Dados financeiros: renda média mensal.

Finalidade

Cadastro: para permitir seu registro e utilização dos nossos Serviços e Produtos como, por exemplo, a conta corrente. Algumas das informações são exigidas para prestação de contas a autoridades públicas, e outras, para garantir a segurança da sua conta.

Tipo de dados coletados:

Dados biométricos: foto de rosto.

Finalidade:

Análise e proteção de crédito: para a prevenção de fraudes como, por exemplo, falsidade ideológica.

Serviços de seguro

Tipo de dados coletados:

Dados cadastrais: nome completo, telefone, e-mail, CPF, RG ou CNH, endereço completo.

Finalidade:

Prestação do serviço: dependendo do tipo de seguro que você contratou, precisarmos de determinadas informações para fornecer certos serviços, como emissão de apólices, sinistros, ou simplesmente para a formalização de contratos.

Em situações específicas, poderemos coletar informações adicionais, incluindo Dados Sensíveis. No caso de clientes curatelados ou de pessoas com deficiência, por exemplo, poderemos coletar informações que comprovem essas condições para que possamos oferecer Produtos e Serviços mais personalizados e acessíveis. Ou no caso da contratação de seguros de vida, precisaremos obter dados de saúde para permitir a correta prestação do serviço.

Nós não pretendemos coletar diretamente Dados Pessoais de crianças ou adolescentes,exceto mediante o consentimento específico e em destaque dos pais ou responsáveis legais.

 


2. Cookies: O que são e como o Banco Prisma os utiliza?


Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados em seu navegador ou dispositivo. Os cookies nos permitem reconhecer as suas preferências para adaptar o nosso website às suas necessidades específicas.

Os cookies geralmente têm uma data de expiração. Alguns cookies são excluídos automaticamente quando você fechar o navegador (os chamados cookies de sessão), enquanto outros podem ser armazenados por mais tempo no computador até serem excluídos manualmente (os chamados cookies persistentes). O Banco Prisma utiliza os seguintes tipos de cookies:

cookies estritamente necessários, para que nosso website funcione corretamente, autenticando logins, por exemplo. Não é possível recusar estes cookies se você quiser acessar o website;
cookies de análise, para melhorar o conteúdo do website, fornecendo informações sobre como ele está sendo usado a fim de melhorar a sua experiência como usuário. Realizam coleta automática de determinados Dados Pessoais para identificar, por exemplo, quantas vezes determinada página foi visitada;
cookies de funcionalidade, servem para gravar os dados anteriormente fornecidos, como por exemplo as suas informações de login, a fim de melhorar a experiência de navegação; e
cookies de marketing, para que possamos disponibilizar as melhoras ofertas de Produtos e Serviços ao usuário, de acordo com seus interesses.
Importante esclarecer que o Banco Prisma não se responsabiliza pelo uso de cookies por terceiros. Fique atento, pois os cookies colocados por terceiros podem eventualmente continuar a monitorar as suas atividades online mesmo depois de ter saído do nosso site, sendo recomendável que você os exclua manualmente.

Caso deseje remover os cookies instalados no seu computador, você pode eliminá-los manualmente por meio das configurações disponíveis no seu navegador, conforme, por exemplo, as instruções do Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Safari. Note, contudo, que algumas das funcionalidades do website podem tornar-se indisponíveis após a exclusão de determinados cookies.

 


3. Com quem o Banco Prisma compartilha os seus dados pessoais?


Algumas vezes, precisamos compartilhar os seus Dados Pessoais com terceiros que prestam serviços em nosso nome. É o caso, por exemplo, dos serviços que contratamos para a hospedagem das nossas bases de dados ou para auditorias. Abaixo descrevemos algumas situações no contexto do Banco Prisma nas quais podemos compartilhar os seus Dados Pessoais:

Nossos fornecedores. Contamos com a ajuda de fornecedores que podem tratar Dados Pessoais que coletamos. Sempre buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de proteção de Dados Pessoais e segurança da informação, com o objetivo de minimizar riscos para os Titulares dos Dados. Dependendo da atividade por eles realizada, como em casos de acesso às informações de clientes, por exemplo, podemos solicitar os Dados Pessoais dos fornecedores para verificação semelhante àquela aplicada para funcionários do Banco Prisma a fim de comprovar a sua idoneidade, prezando sempre por tratar o mínimo de Dados Pessoais possível. Entre esses fornecedores, estão, por exemplo, empresas com bases de dados públicos que contratamos para nos auxiliarem em análises de crédito para quando você abrir uma conta ou contratar uma operação de crédito, empresas de fabricação e processamento de cartões, empresas fornecedoras de software de investimento, dentre outras.

Analytics. Analytics. Os dados armazenados pelo Banco Prisma podem vir a ser utilizados para fins de estatísticas (analytics), para que o Banco Prisma possa compreender quem são as pessoas que visitam nosso site e que são consumidoras dos nossos Produtos e Serviços. Estes dados são pseudonimizáveis e não buscam identificar ou tornar identificáveis os Titulares dos Dados Pessoais, mas tão somente compreender melhor como é o seu acesso na Plataforma Digital do Banco Prisma a fim de melhorar a prestação de serviços e customizar produtos mais direcionados aos seus interesses.

Autoridades Públicas. Temos que cumprir a lei. Assim, se uma autoridade com competência legal, como o BACEN, CVM ou o Procon, exigir que o Banco Prisma compartilhe certos Dados Pessoais para, por exemplo, atendimento de necessidades regulatórias, necessitaremos compartilhar essas informações. Somos contra qualquer abuso de autoridade e, caso o Banco Prisma entenda que determinada ordem é abusiva, vamos sempre privilegiar sua privacidade.

Proteção de direitos. Além disso, reservamo-nos o direito de compartilhar quaisquer Dados Pessoais que acreditarmos serem necessários para cumprir uma obrigação legal, aplicar nossos Termos de Uso ou, ainda, proteger os direitos do Banco Prisma, nossos colaboradores e clientes.

Grupo Econômico. Caso você, por exemplo, se interesse ou possa se interessar pelos nossos serviços de outras empresas de nosso Grupo Econômico, poderemos compartilhar seus Dados Pessoais com as empresas do nosso grupo econômico ou a outras empresas ou pessoas confiáveis para tratar tais informações para essa finalidade.

Parceiros Comerciais. Poderemos compartilhar seus Dados Pessoais, como informações cadastrais ou dados de navegação ou uso da Plataforma, com nossos parceiros comerciais ou com outras empresas ou pessoas confiáveis (como, por exemplo, administradores e/ou gestores de fundos de investimento) para tratar tais informações para fins de prestação de serviços que te interessem ou que venham a te interessar.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são essas empresas ou nossos fornecedores, fique à vontade para entrar em contato conosco através dos canais informados nesta Política.

 


4. O Banco Prisma transfere dados pessoais para outros países?


Como mencionamos no item acima, podemos compartilhar as suas informações pessoais com colaboradores, representantes e empresas afiliadas ou parceiras do Banco Prisma sediadas fora do seu país de residência para prestação dos serviços do Banco Prisma a você.

Poderemos, por exemplo, transferir os seus Dados Pessoais para a empresa responsável pela hospedagem das nossas bases de dados, cuja sede localiza-se no exterior.

Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis, e mantenham um nível de conformidade semelhante ou mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável. Além disso, os Dados transferidos somente poderão ser tratados, nos termos desta Política e das normas corporativas do Banco Prisma, para a prestação dos nossos serviços ou cumprimento do objetivo da empresa.

Caso tenha qualquer dúvida em relação a quais são todas essas empresas fique à vontade para entrar em contato conosco através dos canais informados nesta Política.

 


5. Quais são os seus direitos como titular de dados pessoais?


Os Dados Pessoais são seus e a lei brasileira LGPD, assim como a europeia GDPR, garante que você tenha uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como você pode exercê-los junto ao (NOME DO BANCO). Enquanto Titular de Dados, você tem os seguintes direitos:

 

Transparência

Você tem o direito de solicitar informações relacionadas ao tratamento dos seus Dados Pessoais desde que feito por meio dos canais oficiais de comunicação de Privacidade e que sejam contemplados no escopo apresentado nesta política. Nós te enviaremos as informações de maneira concisa, transparente, inteligível e facilmente acessível.

Confirmação e Acesso

Permite que você possa verificar se o Banco Prisma trata Dados Pessoais seus e, em caso positivo, requisitar uma cópia dos Dados Pessoais que nós temos sobre você.

Correção

Permite que você solicite a correção dos seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados.

Anonimização, bloqueio ou eliminação

Permite que você nos peça para (a) anonimizar seus dados, de forma a que eles não possam mais ser relacionados a você e, portanto, deixem de ser Dados Pessoais; (b) bloquear seus Dados, suspendendo temporariamente a sua possibilidade de os tratarmos; e (c) eliminar seus Dados.

Portabilidade

Você tem o direito de solicitar, mediante requisição expressa, que o (NOME DO BANCO) forneça a você, ou a terceiro que você escolher, os seus Dados Pessoais em formato estruturado e interoperável, para transferência a outro fornecedor de serviço ou produto, desde que não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios da empresa.

Informação sobre o compartilhamento

Você tem o direito de saber as entidades públicas e privadas com as quais o Banco Prisma realiza uso compartilhado de dados. Manteremos nessa Política informações sobre os tipos de parceiros com que compartilhamos os Dados. Em todo caso, se você tiver dúvidas ou quiser maiores detalhes, você tem o direito de nos solicitar essas informações.

Informação sobre a possibilidade de não consentir

Permite que você tenha informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento. O seu consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, você será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, é possível que tenhamos que limitar nossos Serviços.

Revogação do consentimento

Você tem o direito de revogar o seu consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam no consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente. Se você revogar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados Serviços, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.

Revisão de Decisões Automatizadas

Você tem o direito de solicitar a revisão de decisões automatizadas que possam afetar seus interesses.

Caso você tenha alguma dúvida sobre essas questões ou sobre como você pode exercer esses direitos, fique à vontade para entrar em contato conosco através dos canais informados nesta Política.

 


6. Por quanto tempo os dados pessoais serão armazenados?


Armazenamos e mantemos suas informações: (i) pelo tempo exigido por lei; (ii) até o término do tratamento de dados pessoais, conforme mencionado abaixo; ou (iii) pelo tempo necessário a preservar o legítimo interesse do Banco Prisma. Assim, trataremos seus dados, por exemplo, durante os prazos prescricionais aplicáveis ou enquanto necessário para cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

O término do tratamento de dados pessoais ocorrerá nos seguintes casos:

  • Quando a finalidade pela qual os dados pessoais do Titular foram coletados for alcançada e/ou os dados pessoais coletados deixarem de ser necessários ou pertinentes ao alcance de tal finalidade;

  • Quando o Titular estiver em seu direito de solicitar o término do tratamento e a exclusão de seus dados pessoais e o fizer; e

  • Quando houver uma determinação legal neste sentido.


Nesses casos de término de tratamento de dados pessoais, ressalvadas as hipóteses estabelecidas pela legislação aplicável ou pela presente Política de Privacidade, os dados pessoais serão eliminados.

 


7. Quais são nossas responsabilidades e como protegemos seus dados pessoais?


Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais e utilizá-los para finalidades lícitas, conforme descrito nessa Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus Dados Pessoais, adotamos as práticas de segurança adequadas para nosso mercado, entre as quais:

  • criptografia e sistemas de dupla autenticação nos ambientes das nossas Plataformas;

  • treinamentos e políticas de conscientização para mantermos nossos colaboradores atualizados sobre como evitar riscos ao Titular dos Dados e identificar ameaças e atividades maliciosas;

  • controles e privilégios de acesso a Dados Pessoais, de modo que cada colaborador somente pode acessar os dados estritamente necessários para o desempenho de suas funções;

  • controle e monitoramento preventivo de incidentes de segurança, incluindo vazamento de dados, realizado pelo nosso time de Segurança da Informação e por ferramentas automatizadas de segurança reconhecidas pelo mercado;

  • elaboração e execução de plano de auditoria interna, que considera tanto as auditorias de risco quanto regulatórias; e

  • estabelecimento de medidas disciplinares em caso de violação da privacidade dos dados conforme necessário, incluindo desligamento.


Nós trabalhamos para proteger seus Dados Pessoais, mas infelizmente não podemos garantir total segurança. Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob controle do Banco Prisma e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar senhas com terceiros), e caso você identifique ou tome conhecimento de algo que comprometa a segurança dos seus dados, por favor entre em contato conosco por meio do nosso Encarregado (Data Protection Officer), cujos canais de contato se encontram abaixo.

 


8. Como falar sobre dados pessoais com o Banco Prisma?


Se você acredita que seus Dados Pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular destes Dados Pessoais, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (Data Protection Officer - DPO) que está à disposição nos seguintes endereços de contato:

Endereço para correspondências: Avenida Brasil, n°1160, Pacaembu, Cascavel. Paraná CEP 85.816-302
E-mail para contato: contato@bancoprisma.com.br

 


9. Conceitos básicos: o que preciso saber para compreender esta política?


A fim de descomplicar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

Termo / Conceito

LGPD, GDPR

A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, do Brasil, e a GDPR é o General Data Protection Regulation, da União Europeia (UE). As leis trazem novas regras e princípios mais protetivos para as empresas tratarem as informações de pessoas físicas, incluindo você. O objetivo das leis é que você tenha mais privacidade, liberdade, transparência e controle em relação aos seus dados pessoais utilizados por terceiros.

ANPD, EDPB

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o European Data Protection Board (EDPB) são as autoridades estabelecidas pelas leis de proteção de dados brasileira e europeia, respectivamente. São os organismos que definem diretrizes baseadas nas leis mencionadas.

Dado Pessoal

É o dado relativo a uma pessoa física, que seja capaz de identificá-la ou torná-la identificável dentro de determinado contexto. Podem ser citados como alguns exemplos de dado pessoal os seguintes: Nome, CPF, RG, endereço, telefone celular, e-mail, endereço IP etc.

Dado Sensível

É qualquer informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa física.

Tratamento

São os usos que o Banco Prisma faz dos Dados Pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, classificação, reprodução, processamento e avaliação destes dados.

 

Consentimento

É a hipótese que autoriza o tratamento de Dados Pessoais com base na manifestação livre, informada e inequívoca do Titular ao concordar com o tratamento de seus Dados Pessoais para uma finalidade específica e informada pelo Banco Prisma.

 

Opt-in/Opt-out

É a concessão/revogação do consentimento pelo Titular. O opt-in é solicitado quando há uma alteração na finalidade para o tratamento de dados. O opt-out está disponível ao Titular em determinadas circunstâncias, respeitadas as bases legais.

Banco Prisma

É o controlador dos seus dados pessoais: LOVAC TECNOLOGIA DA INFORMACAO LTDA, sociedade limitada com sede na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, na Avenida Ipiranga, n°40, sala 1212, Praia de Belas, CEP 90160-090, inscrita no CNPJ sob o nº 42.244.879/0001-67

Grupo Econômico

É o grupo econômico do Banco Prisma, formado por qualquer sociedade controlada, controladora ou sob controle comum do Banco Prisma, observada a definição de controle prevista na legislação societária brasileira.

Titular dos Dados

É você: a pessoa física a quem os Dados Pessoais se referem, podendo ser um cliente ou usuário de nossa Plataforma.

 

Plataforma ou Plataformas

São os sites e os aplicativos de titularidade do Banco Prisma.

 

Produtos e Serviços

São todos os serviços e produtos oferecidos pelo Banco Prisma com foco financeiro e bancário, incluindo seguros, previdência, corretagem, conta corrente.

Política

É esta Política de Privacidade do Banco Prisma.

10. Mudanças na Política de Privacidade


Como estamos sempre buscando melhorar nossas Plataformas e Serviços, esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas. Caso sejam feitas alterações relevantes, iremos comunicá-lo.

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